top of page
SAM_4063.JPG
Sat Sanga - Sat Chakra

Praticantes de Yoga e Convidados

Foi no dia 30 de Abril (Domingo) às 17h:30

Este Sat Sanga contou com todos os alunos do Yoga, familiares e amigos e se conseguiu mais um objectivo se concretizou um grande avanço em prol do yoga.

Agradeço a todos os alunos pelos pujas (oferendas), pelo poder que têm no coração!

Sat Sanga é ficar em companhia de pessoas que possuem o conhecimento claro da sua própria natureza absoluta ilimitada, ou daqueles que ainda estão em busca deste conhecimento inegoísta. Na companhia daqueles que buscam a realidade do ser ilimitado, nasce o conhecimento interno e da ausência da ilusão da limitação.

O nosso objectivo foi congregar desinteressadamente, melhorar as nossas competências e desenvolver as nossas actividades.

Sat chakra é uma modalidade de sat sanga em chakra, em círculo. Não confundir com termo shat chakra que significa “os sete chakras”.

Sat chakra é um tipo de chakra sádhana, isto é, prática feita em círculo.

Quando o objectivo é realizar um pújá (oferenda), denomina-se chakra pújá, que é uma técnica tipicamente tântrica.

O que aonteceu no Sat Sanga - Sat Chakra:

Introdução: Samadhi

Conhecimentos profundos

Continuação após um pequeno intervalo:

 

1º Captação de energia, através de exercícios respiratórios.

2º Coreografias (demonstração de yoga por alunos).

3º Equalização da energia, através de mantra (sons e ultra sons).

Gayatri Mantra:

Om Bhur Bhuvaḥ Swaḥ

Tat-savitur Vareñyaṃ

Bhargo Devasya Dhīmahi

Dhiyo Yonaḥ Prachodayāt

Em todos os planos da criação,

sejamos como o Sol,

esplendorosos como os deuses.

Que isso estimule nossas mentes.

 

4º dinamização de energia, pelas palmas, ao atritar os 35 chakras que possuímos em cada mão.

5º Circulo de energia, dando-se as mãos e fechando a corrente.

6º Projecção da energia, por mentalização e/ou imposição de mãos;

7ª Filtro contraretorno kármico, através de mentalização específica.

LANCHE

Mais sobre Gayatri mantra:

O que é o Gayatri Mantra?

 

O Gayatri é considerado por muitas escolas, uma oração universal consagrada nos Vedas. É dirigida ao Divino Imanente e Transcendente, que recebeu o nome de Savita, que significa "de que tudo isto nasceu". Primeiro o Divino é louvado, então é meditado em reverência e, finalmente, um apelo é feito ao Divino para despertar e fortalecer o intelecto, a faculdade discriminadora do homem.

O Gayatri é considerado como a essência dos Vedas. Veda significa conhecimento, e este mantra/Kirtan estimula e aguça a faculdade que produz o conhecimento.

O Gayatri Mantra é um mantra sagrado que demonstra a unidade que está por trás da multiplicidade na criação. É através do reconhecimento desta unidade que podemos compreender a multiplicidade. A argila é uma e a mesma coisa, embora os potenciómetros das formas e dos tamanhos diferentes possam ser feitos dele. O ouro é um, embora os ornamento do ouro possam ser Multifacetado. O Atma é um, embora as formas encarnadas em que reside possam ser muitas. Seja qual for a cor da vaca, o leite é sempre branco.

Quem é a Mãe Gayatri? 

Gayatri é a Mãe de todas as escrituras (Vedas). Ela está presente, onde quer que Seu nome seja cantado. Ela é muito poderosa. Aquele que nutre o ser individual é Gayatri. Ela concede pensamentos puros. Ela é a encarnação de todas as Deusas. Nossa própria respiração é Gayatri, nossa fé na existência é Gayatri. Gayatri tem cinco caras, eles são os cinco princípios da vida. A Mãe Gayatri nutre e protege cada ser e canaliza os nossos sentidos na direção correta. 'Dhīmahi' significa meditação.

Gayatri é a mãe dos Vedas (Gayatri Chandhasam matha) Gayatri, no entanto, tem três nomes: Gayatri, Savitri e Saraswathi. Estes três estão presentes em todos. Gayatri representa os sentidos; É o mestre dos sentidos. Savitri é o mestre do Prana (Força da Vida). Muitos índios estão familiarizados com a história de Savitri, que trouxe de volta à vida seu marido morto, Sathyavan. Savitri significa a verdade. Saraswathi é a deidade que preside à fala (vaak). Os três representam a pureza no pensamento, palavra e ação (thrikarana shuddhi). Embora Gayatri tenha três nomes, os três estão em cada um de nós como os sentidos (Gayatri), o poder do discurso (Saraswathi), e a força da vida (Savitri).

Universalidade do Gayatri Mantra

Para cada tipo de poder, as provas podem ser buscadas pela percepção directa ou pelo processo de inferência. Os homens procuraram descobrir por que prova directa eles poderiam experimentar esse poder transcendental. Encontraram a prova no Sol. Sem o Sol não haverá luz alguma. Nem tudo isso. Todas as actividades ficarão paralisadas. Neste mundo, o hidrogénio é essencial para o crescimento das plantas e dos seres vivos. Os componentes primários do Sol são hidrogénio e hélio. Sem hidrogénio e hélio, o mundo não pode sobreviver. Assim, os antigos concluíram que o Sol era a prova visível (de um poder transcendental). Eles também encontraram alguns segredos subtis sobre o Sol. Assim, eles adoravam o Sol como a deidade principal no Gayatri mantra. "Dhiyo yonah Prachodayāt" - Que o Sol ilumine nossos intelectos da mesma maneira que ele derrama sua refulgência. Esta é a oração dirigida ao Sol no Gayatri mantra. Desta forma, eles vieram a considerar o Gayatri mantra como a mãe dos Vedas.

A descoberta mais antiga dos buscadores foi que o Sol foi o factor mais importante na determinação da vida quotidiana do homem e no fornecimento dos requisitos básicos para viver. A vida seria impossível sem o Sol para o homem, besta, pássaro ou planta. O Sol foi considerado como a fonte de toda energia e responsável pelo nascimento, crescimento e destruição de todas as coisas na criação. Foi por esta razão que o sábio Viswamitra glorificou o Deus Sol (Savitr) no Gayatri mantra.

Significado mais profundo do Gayatri Mantra

Gayatri, Savitri e Saraswati estão latentes em todos. Bhur, Bhuvah e Swah no mantra Gayatri referem-se ao corpo (materialização), à força vital (vibração) e à alma (radiação). Bhur significa a terra, que não é nada além da combinação de materiais. Isto denota o corpo humano, que é também uma combinação de materiais. Bhuvah refere-se à força vital, que faz vibrar o corpo. Swah refere-se a Prajnāna-shakti, que sustenta a força vital. Este Prajnāna-shakti é conhecido como constante consciência integrada. Isso também é chamado de radiação. Todos os três, a saber, materialização, vibração e radiação estão presentes no homem. Você não é um, mas trê, o que você pensa que é (corpo físico), o outro pensam que você é (corpo mental) e o que você realmente é (Atma).

Gayatri é descrito como tendo cinco rostos. O primeiro é "Om". O segundo é "Bhur-bhuvah-svah". O terceiro é. "Tat-savitur Vareñyaṃ". O quarto é "Bhargo Devasya Dhīmahi". O quinto é "Dhiyo Yonah Prachodayāt". Gayatri representa nestas cinco faces as cinco prāñas (forças da vida). Gayatri é o protetor dos cinco prāñas no homem. "Gāyantaṃ trāyate iti Gayatri, porque protege quem recita, é chamado Gayatri. Quando Gayatri atua como protectora das forças vitais, ela é conhecida como Savitri. Savitri é conhecido na história sciptural como a esposa dedicada que trouxe de volta à vida seu marido, Sathyavan. Savitri é a deidade presidente dos cinco prāñas. Ela protege aqueles que levam uma vida de Verdade. Este é o significado interno.

Quando a inteligência e a intuição são desenvolvidas pela recitação do mantra, a deidade activadora é Gayatri. Quando as forças vitais são protegidas, a deidade guardiã é chamada Savitri. Quando o discurso é protegido, a divindade é chamada Saraswati. Por causa dos papéis protetores de Savithri, Saraswati e Gayatri, em relação à vida, à fala e ao intelecto, Gayatri é descrito como "Sarva-devatā-swarūpiñi" - a encarnação de todas as deusas.

Através da meditação sobre o Gayatri, pode-se tomar consciência do princípio motivador interior dos cinco elementos, os cinco ares vitais no corpo humano e as cinco bainhas que encerram o Atma. Assim como existem três energias básicas que governam o homem, o físico, o metafísico e o psíquico, o ādhi-bhoutik, o ādhi-daivik e o ādhi-atmico, Gayatri tem três facetas, Gayatri, Savitri e Saraswati. Gayatri promove a metafísica, Savitri, o físico, e Saraswati, o psíquico. Essas três karañas ou instrumentos têm que ser limpos e sublimados para que o homem possa realizar o objectivo da vida. Através do recital de Gayatri mantra e meditação sobre ele, esta grande tarefa pode ser alcançado.

(1) PURUSHA

A Essência (Purusha / Shiva), você deve entrar correlação com outro princípio, Substância (Prakriti / Shakti).

Prakriti é a substância primordial indiferenciada; princípio passivo, representado como feminino. A essência do feminino consiste em 3 gunas: o sátvico, a rajásica e tamásica. Natureza, o aspecto feminino do universo.

Purusha, a essência, é representado como masculino.

Embora estes princípios permanecem não-manifesto, eles são os dois pólos de toda a manifestação. Purusha e Prakriti aparecem para nós como uma forma resultando em uma polarização do Ser principal. É o Ser Universal, que, em relação à manifestação, que é o seu princípio, é polarizado em "essência" e "substância".

O princípio substancial, ou seja, o apoio de toda a manifestação é puramente potencial e passiva, adequado para qualquer determinação, mas não tem nenhuma hoje. Assim, a substância (Prakriti) não é motivo de si mesmo e é a influência do princípio essencial, Purusha, o determinante da demonstração.

Todas as coisas manifestadas são na verdade produzidas por Prakriti, que são as modificações ou determinações, mas sem a presença de Purusha, essas produções seria desprovido de toda a realidade.

A matéria, apesar de ser, necessariamente, na sua indistinção, que contém em si uma triplicação que na actualização sob a Essência (Purusha), dá origem a suas determinações múltiplas. Triplicidade são os gunas . Os três gunas são sattwa, a conformidade com a essência pura de Ser, da qual a luz ou conhecimento inteligível é identificado, e representada como uma tendência de subida; fendas, a unidade expansiva, de modo que a ser desenvolvido em um determinado estado e um certo nível de existência; e, finalmente, Tamas, escuridão, assimilado à ignorância, e representado como uma tendência descendente.

Fonte: Purusha e Prakriti-ESSENCE e substância. Por René Guénon-1925. "O Homem e Sua Tornando-se de acordo com o Vedanta".

                                                                                                                                                                        Yogi Lima Ji

                                                                                                                                                                         NAMASTÊ

Para poder ver o vídeo tem que primeiro clicar no ícone acima do lado direito
Sat Sanga - Sat Chakra

Sat Sanga - Sat Chakra

Assista agora
bottom of page